quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Razia e a sua grande chance

Foi divulgado pelo SporTV e confirmado por pessoas próximas ao piloto: Razia vai ser piloto titular da Marussia, na vaga que era de Glock, que resolveu ser feliz com a BMW no DTM. É o 2o piloto Brasileiro confirmado para 2013, e ainda existe a possibilidade de Bruno Senna conseguir um lugar também.
Razia com a Lotus - 2011

Razia tem muita história na base do Automobilismo: Começou na F3 Sul Americana, onde foi campeão, em '06; já em '07 ele criou um vínculo com a Fisichella Motorsport para disputar algumas categorias Européias. Em '09, a estréia na GP2, ainda com o time de Giancarlo. Na primeira metade do campeonato as dificuldades foram muitas, fazendo com que ele saísse do time Italiano... e fosse para outro: a Coloni, onde venceu sua 1a corrida de GP2, em Monza. Para '10 ele seria piloto de testes da Virgin, e pilotaria para a Rapax, onde fez um ano fraco, tendo levado uma surra de Maldonado, companheiro de equipe. '11 tinha que ser o ano da Redenção, mas ficou longe disso: foi pior que Valsecchi, companheiro de equipe, de bom, talvez só o cargo de piloto de testes da Lotus Renault e os treinos de Sexta em Shangai e Interlagos. Os resultados fracos, porém, fizeram com que sua carreira na GP2 foi dada como encerrada por alguns.

Mas a Arden deu uma chance para ele, em '12, e o Baiano mostrou porque ele estava lá: bateu com grande facilidade o Suiço Simon Trummer, venceu Quatro corridas - com direito a uma ultrapassagem na ultima volta em Valência - e foi ao pódio em Nove oportunidades, números bem próximos aos de Valsecchi, que acabou sendo campeão. Foi um grande ano para Luiz, que viu suas chances na F1 ganharem contornos realísticos, uma vez mais.
Razia com a Toro Rosso - 2012
O grande trunfo de Razia, porém, não foi o vice da GP2; foram os testes feitos na F1 durante o ano, como, por exemplo, com a Force India em Magny Cours e com a Toro Rosso em Abu Dhabi, além dos supracitados testes com a Virgin e com a Lotus Renault. Ele ganhou muita quilometragem e fez contatos importantes com o meio. Outra coisa importante para ele é a sua aparição na mídia: Razia tem feito muitas participações no programa "Auto Esporte", testando carros esportivos e mostrando seus conhecimentos técnicos sobre F1.

Razia vai estrear pela equipe que o trouxe para o meio da F1, a Virgin Marussia, e terá como companheiro de equipe Maz Chilton, outro estreante e muito endinheirado, diga-se. Não existe nenhuma confirmação por parte da equipe, mas é bem provável que ele seja o 2o piloto, com o No 23. O Baiano nunca mostrou uma grande facilidade de adaptação, o que significa que ele pode ter algumas dificuldades na 1a metade da temporada, com alguma melhora no começo da temporada Européia, como de hábito. Pontuar vai ser uma utopia, em condições normais, então o seu grande objetivo para esse ano deve ser andar próximo das Caterham's. Boa sorte ao Baiano!
Razia com a Virgin - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário