quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E21

Foi lançado o primeiro carro de 2013. É o feio diferente E21, que tem como grande novidade as "manchas" vermelhas nos Sidepodes e no Santo Antônio, respectivamente para servir como fundo para o logo da Genii e para o nome do piloto, que ficara estampado no carro, além, claro, do logo da Total, que já está presente no carro da equipe desde quando ela ainda se chamava Renault. Em termos de aerodinâmica o carro ficou praticamente idêntico ao do ano passado, a única diferença talvez sejam umas mudanças na Asa Dianteira, que lembra um pouco a do RB8.
O carro natalino da Lotus.
Esteticamente, o carro ficou parecendo uma árvore de Natal queimada. O exagero no uso do Vermelho deixou o carro deselegante, digamos. O que era pra ser uma referência à Lotus nos tempos da JPS, virou uma mistura esquisita entra a Lotus JPS e a Lotus Gold Leaf. Os patrocínios são os mesmo, praticamente. A única diferença relevante é o energético Burn, produto do grupo Coca-Cola (o que levou muita gente a especular que o E21 teria, literalmente, o logo da Coca-Cola estampado em algum lugar), no bico do carro. O resto se manteve: Clear, Rexona, Total, Genni, Microsoft, Japan Rags, Peace One Day. Não é um grande exagero dizer que o mais relevante de todo o lançamento do carro foi a cobertura da Sky Sports e a transmissão via Youtube.

Os pilotos são os mesmo. Raikkonen deve disputar o título, se o ritmo desse carro for semelhante ao do ano passado, tendo em vista que ele perdeu pontos importantes naquelas primeiras corridas, em que ainda tinha um  (pequeno) déficit em relação ao ritmo dos outros. Ele também parece bem feliz com o time, bem mais liberal que as fechadas Ferrari e McLaren. Vai vencer duas corridas esse ano, anotem, aliás, anotem também que ele NÃO vencerá em Spa, contrariando o desejo da maioria.

Grosjean vai pilotar o carro número 8, e tem como principais objetivos para esse ano conseguir pódios, acompanhar o ritmo de Kimi e não matar ninguém. Se ele continuar errando tanto como em 2012, não tenho a menor dúvida de que o 2o carro da Lotus terá outro dono em 2014. É importante lembrar, também, que Romain tem um grande apoio no time, especialmente da Total e da Genni.
Outro que vai virar piloto de mentirinha.
O que mais me entristeceu nessa cerimônia toda foi o rebaixamento de D'Ambrosio, que vai deixar de ser 3o piloto, para ficar "trabalhando no carro" em Enstone, um grande eufemismo para dizer que ele não vai fazer nada que um piloto gostaria de fazer - só vai correr em simuladores. Vai ser o De La Rosa belga. No seu lugar vai entrar Valsecchi, que será o 2o piloto campeão da GP2 que não disputará uma temporada de F1 no ano seguinte. Nunca achei ele um talento diferenciado, mas merecia uma chance numa equipe pequena, pelo menos.

Essa é a Lotus em 2013. Vai tentar mostrar que cresceu e que pode peitar McLaren, Ferrari e Red Bull com mais frequência. Tem potencial pra isso e, apesar dessa pintura horrível, vou torcer para que tenham sucesso. Eles merecem, creio.

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