sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MP4-28

Na ordem, foi o 2o carro lançado para 2013. O MP4-28, carro da McLaren para 2013, não trouxe nenhuma mudança significativa em relação ao antecessor, o oscilante MP4-27. A dupla de pilotos agora é Jenson Button e Sergio Pérez, no lugar de Hamilton.
NovidadezzzzzzZZZZzzzz?
Tá tudo igual, praticamente. O bico, que no ano passado era meio "reto" na ponta, voltou a "cair" constantemente, enquanto a asa ficou praticamente igual. A entrada dos sidepods ganhou uma estrutura meio estranha em cima, que não sei pra que serve. A peça que abre o DRS, na asa traseira, segue com sua característica se ser comprido, por questões aerodinâmicas. Os patrocinadores são os mesmos, e vêm mudando muito pouco nos últimos anos (talvez a única grande mudança tenha sido a Lucozade, ano passado), mas mesmo assim tenho a nítida sensação de que estão diminuindo, e isso seria um problema se a McLaren não fosse quem é. A pintura também é a mesma desde 2007. Nada muito espantoso, em suma.

Vamos falar dos pilotos, então. Button é um cara muito interessante, mesmo com seu estilo conservador e seu déficit de talento em relação ao Hamilton, ele ficou uns 15 pontos na frente dele, na soma dos pontos de todos esses 3 anos como companheiros de equipe. Vai dar uma surra grande em Pérez no começo, mas depois talvez equilibre. Se o carro for muito bom, ele é o grande favorito ao título, do meu ponto de vista, e eu ficaria bem feliz com isso.
Os escolhidos

Pérez é um incógnita. O 2012 dele pode ser dividido em "antes de assinar com a McLaren" e "depois de assinar com a McLaren". O antes é o Pérez na Malásia, brigando com Alonso pela vitória em situações críticas e, eventualmente errando; o depois é o rodando sozinho ao tentar ultrapassar Hamilton em Suzuka e passando seis corridas sem pontuar. Em suma: ele ainda tem errado bastante, mas de vez em quando ele consegue algo ótimo, e é nessa segunda parte que estão as apostas de Whitmarsh.

Os pilotos reservas, pois: Gary Paffet e Oliver Turvey. O primeiro está na casa desde antes de Hamilton, creio e está focado no DTM, onde pilota pela Mercedes e perdeu o título mais ganho dos últimos tempos em 2012; ele já não deve ter nenhuma grande expectativa em ser titular em Woking, se for uma pessoa lúcida. Turvey talvez até pudesse ter alguma grande esperança, não fosse o fato de ele já ter 25 anos e estar constantemente longe das especulações sobre novos pilotos do grid. Fez uma temporada boa na GP2 em '10, e só. Em '12 ele focou mais no turismo, o que mostra que ele sabe que vai ser difícil conseguir algo no time de Ron Dennis.

Sem ganhar um título de construtores desde '98, e um título de pilotos desde '08, a McLaren vem com tudo pra quebrar tabus esse ano, pois é a grande chance. Ano que vem, com tantas novidades, mas ser uma loteria fazer um carro decente. É agora ou nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário