sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

F138

O 3o carro lançado foi o da controversa Scuderia Ferrari, com o lançamento do F138, que está deixando bastante gente curiosa em relação ao seu desempenho.
A barca.
Vamos começar pelos detalhes mais visíveis. Não tem degrau mas, sei lá porque, estou achando esse bico meio estranho. Acho que é questão de hábito e de se reacostumar a ver carros sem escadas. A equipe manteve aquele 2o Santo Antônio atrás do S.A. principal. A suspensão segue sendo totalmente pull-rod, que nem a Minardi em 2001, o que não é uma grande referência. A asa traseira parece ter sido reformulada, ao contrário da dianteira que, visualmente, segue parecida com a do F2012. A única grande novidade pra mim ali são aquelas "escamas" na lateral, abaixo do logo do Santander. O formato da entrada dos sidepods segue igual, mas o formato do Sidepod em sí está mais gordinho, digamos. Mudou bastante, até.

A pintura teve mudanças consideráveis, até. Foi posto um friso branco, que sai do bico até o sidepos, e em baixo um friso preto, numa clara referência ao Luto mundial por Santa Maria. Existem uns da bandeira Italiana na frente do Cockpit e também foram postos uns detalhes vermelhos tanto na asa dianteira como na traseira. Aliás, o tom de vermelho ficou mais escuro. Em termos de patrocinadores, a TNT é novidade, e deve aumentar sua área com o tempo. O Santander perdeu um pouco de espaço, talvez em decorrência da crise Espanhola e Européia. O macacão tem uma Mensagem Subliminar da Marlboro.
Felipe e o piloto que é mais rápido que ele.
Alonso está sedento por títulos. Em 2012 completou Seis anos voltando da festa de Gala da FIA sem o maior troféu. Se só voltar a vencer em 2014 será o maior intervalo entre títulos na história da F1, marca que hoje pertence ao Niki Lauda, entre '77 e '84. Ano passado faltou pouco, mas ele pilotou como nunca. Em termos de técnica, foi melhor até que em '05 e '06. Seu azar é que o time de Maranello está em uma fase turbulenta, de reformulação. O time ainda não se achou depois do fim da Era Schumacher, e Fernandinho está com dificuldade de botar a ordem na casa; talvez nem tenha cacife pra isso.

Massa renasceu, também. Fez uma 2a metade de campeonato sensacional ano passado, estilo '08. Não vai lutar por título esse ano, só se acontecer com o Alonso o que aconteceu com o Schumacher em '99, o que é muito improvável. Vai fazer o seu e tentar chegar numa 3a posição no campeonato, por exemplo. O fato é que ele perdeu a chance de ser campeão, e não vai ter outra tão cedo - pra não dizer nunca.

A Ferrari tem um recorde de pilotos reservas, e todos são inúteis. Vou falar dois mais importantes: Gené, Fisichella e De La Rosa. O primeiro fez uma carreira quase nula na F1, tendo como ponto alto substituir Ralf Schumacher em '03 e '04, no Endurance, venceu em Le Mans em '09; Físico, que pilotava até um tempo atrás, é um cara simpatico e respeitado no Grid. Venceu Três corridas, mas a mais famosa foi o GP do Brasil de '03, debaixo de um toró único; e, finalmente, De La Rosa, que estava na HRT até ontem e nunca fez nada de muito digno, além de umas corridas na McLaren em '06, tendo conseguido um pódio. Falhou no projeto de fazer uma equipe Espanhola ir pra frente, quase um Fittpaldi às avessas. Dizem que ele vai ter a chance de pilotar o F138 em algum momento da Pré-temporada, fiquemos no aguarado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário