quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pré Temporada - Os três primeiros dias

Em pílulas, o que acontceu de mais importante nos primeiros dias de pré temporada. Não fiz muitos posts ultimamente porque tive uns probleminhas, mas acho que tudo volta ao normal, agora. Não, não vou fazer posts para todos os outros carros, para não perder o ritmo linear da temporada, lamento.

-Razia na Marussia. Já tinha ocorrido um anúncio, por parte do piloto, semana passada, mas só ontem houve uma confirmação do time. Pena que não vai poder mostrar nada por lá, em condições normais, visto que o MRV03 parece ser pior que o antecessor. Se conseguir brigar por algo com a Caterham será um enorme feito.

-Van Der Garde na Caterham. Tenho minhas dúvidas sobre o talento do Holandês e, aliás, não vou com a cara dele, ainda mais depois de ter tirado o Kovalainen da F1. Não tenho dúvidas de que será batido por Pic, que mostrou talento em 2012 e tem a tão amada grana. Vai ser interessante ver a Caterham nesse ano. Fiquemos de olho, pois.

-Senna no Endurande. Comemorei, admito. Fez um ano ridículo, em 2012 e apanhou muito de Maldonado, que por sua vez já tinha sido batido algumas vezes por Rubinho. Acertou em sair da F1 onde, apesar do seu Tio, não tinha mais espaço. Fez uma temporada completa em uma equipe decente e isso já é o bastante pra ele. Vai correr de Aston Martins com patrocínio clássico da Gulf, o que é muito legal.

-Bianchi com dois pés e meio na Force India. Merecido. Fez um ano bom na WSbR e se redimiu de um certo fracasso na GP2, onde se esperava vitórias infinitas dele. Se bater o Di Resta (o que não é difícil, vide 2012), já vai estar de bom tamanho. Sua contratação tem uma importância financeira, tendo em vista que ele tem apoio Ferrarista, que vai fornecer motores para os Indianos em 2014.
Um dos novatos (???) da turma de 2013.
-Tem uma velha cara nova na Force India, é James Rossiter, que já teve longa experiência como piloto de testes na F1 (BAR, Honda, Super Aguri) e na F-Indy. Ele já tinha feito uns testes de novatos em Abu Dhabi com o time Indiano, em 2012, mas essa é a sua 1a vez junto de todos os outros pilotos titulares na F1 em muitos anos. Atropelou uns mecânicos hoje, e só.

-Hamilton bateu ontem. Os Freios falharam e ele bateu com relativa força no muro, lembrando esse acidente, em termos de força. O mesmo W04 já tinha dado problemas com Rosberg, no 1o dia, com direito a fogo e tudo. Aliás, hoje Rosberg deu 148 voltas, um recorde, talvez; para não atrasar muito o planejamento, certamente.

-Massa foi o único que dirigiu o F138, até agora. Teve um desempenho fraco nos dois primeiros dias, mas hoje foi para as cabeças. Ele se mostrou feliz com o carro, e disse que ele tem potencial. Ainda não dá pra saber nada, mas pelo monte de inovações, ou o carro é ótimo ou é uma bomba, tendendo um pouco mais para a primeira opção.

-O RB9, carro que defende o Tricampeonato, não apresentou nenhum problema e foi constante, em todos os dias. A Red Bull não tem histórico de chamar atenção na pré-temporada, e não foi diferente esse ano. Vettel e Webber estão felizes com o que tem em mãos.
Felipe e a cruz que carrega no carro, fruto da religiosidade de Domenicali.
-Button e Pérez não foram tão felizes assim com o carro novo como se esperava, não em termos de confiabilidade. O MP4-28 causou muitas bandeiras vermelhas, mas ainda não preocupa Jenson e Sergio, aliás, eles estão bem confiantes, como todo mundo está na pré-temporada.

-A Lotus vai incomodar esse ano, estou sentindo. Grosjean e Raikkonen (que teve o privilégio de, segundo Boullier, ter um carro construído voltado para seu estilo de pilotagem) fizeram tempos ótimos nos testes e colocam o time na disputa por algo grandioso em 2013. Só fica a torcida para que a suspensão não dê problemas tão graves como ano passado.

-A Marussia e a Caterham não sairam do lugar. Seguem no fundão, com o agravante da Marussia ter ficado bastante longe da própria Caterham nos dois primeiros dias. Eu tinha esperanças, mas ano pós ano eu começo a me conscientizar de que essas equipes não terão a menor chance de conseguir algo se não tiverem uma ajuda ($$$) extra. Se Bernie ler esse post, fica a dica.

-Só falta a Williams lançar o seu carro. O FW35 ainda não ficou pronto, então o FW34 foi à guerra, mas com uma pintura nova e um tampão no bico, pra esconder o degrau. É uma dica e tanto para vocês decifrarem como será o bico do carro novo. A pintura tem um pouco mais de branco e ficou mais "clean", gostei bastante, em suma. A equipe inglesa está focando seu trabalho em decifrar os Pneus que, uma vez mais, mudaram bastante.
Foto de uma Sauber, pra vocês não pensarem que esqueci deles - o mesmo vale para a STR.
-Como já disse, amanhã este blog volta ao seu funcionamento normal, creio. Stay tunned.

Nenhum comentário:

Postar um comentário