domingo, 17 de março de 2013

Feelings - GP da Austrália

-Importante vitória de Raikkonen, mas dizer que foi difícil seria um exagero gigante. O único grande desafio que teve foi controlar o desgaste dos Pneus. Já plenamente readaptado à F1, é um forte candidato ao título.

-Vettel tem um carro bom, mas não tão avassalador assim. Seu desempenho monstruoso no Qualifying não significou uma performance constante, o que é meio surpreendente. Não conseguiu abrir toda a vantagem que teria que abrir para brigar pela vitória com Raikkonen e depois teve problemas com Sutil e com a ótima estratégia de Alonso. Pódio amargo, em suma. Seria capaz de apostar todas minhas economias na vitória dele.
Finalmente ele pode beber Champanhe de verdade
-Alonso fez uma bela corrida, mas o resultado veio baseado, principalmente, na estratégia. O F138 tem um desempenho oposto ao de Vettel: meia boca no Treino; bom na corrida. Não fosse a estratégia de parar uma volta antes dos outros teria terminado em quarto.

-Massa fez uma corrida muito boa para seu padrões Australianos, pista onde sempre tem desempenhos fracos. Poderia ter sido melhor não fosse a estratégia ruim, mas não seria correto reclamar disso. Em outros tempos ele estaria andando em 8o lugar. Outra marca importante foi ter largado numa posição melhor que Alonso. É a 1a vez, em mais de três anos juntos, que Felipe está na frente de Fernando, na disputa de posições. Tudo bem que é só a 1a corrida, mas já é algo.

-Hamilton fez uma bela corrida. Tentou a estratégia de duas paradas, sem sucesso. Tal problema não chegou a comprometer o resultado final - um razoável 5o lugar - mas trouxe a realidade de 2013 de volta: a Mercedes ainda não tem um carro suficientemente bom pra que Lewis faça suas peripécias e vença. Rosberg também vinha fazendo uma corrida boa - atrás do Inglês, diga-se - mas o sistema eletrônico do carro não aguentou. Reginaldo Leme comentou, na transmissão, que o o W04 tem "uma Suspensão ativa, mas dentro do regulamento". Ahn? espero que seja verdade tal inovação, mas não vi ninguém comentar a respeito.

-Sutil fez uma corrida excelente. Conseguiu liderar a corrida contra carros muito melhores que o seu. O grande problema foi o último trecho com Pneus Supermacios, que não renderam muito bem no no seu FI, o que jogou ele de quarto para sétimo. Já chegou batendo no Di Resta, o que é ótimo.

-McLaren, que dia triste. Fazia bastante tempo que o time de Woking não ficava tão longe dos, ponteiros. Nem nos dias mais sombrios do ano passado foi tão fraco. É a estréia mais fraca desde 2009. Button fez o arroz-com-feijão e somou dois pontos. Pérez passou a corrida toda disputando posição com umas Toro Rosso da vida.

-Williams teve um dia negro. Maldonado passou as 1as voltas da corrida brigando com Caterhams e Marussias, e quando se livrou deles, rodou. Bottas ficou o tempo todo atrás das outras equipes decentes, sem muita coisa para fazer. Voltamos para 2011, diria alguém maldoso.
Cara de poucos amigos, algo que vai ser rotina - de novo - na Williams
-Sauber não teve um dia negro, teve um dia lamentável, isso sim. Começando com os problemas de Hulk, que nem largou. Gutiérrez, que ainda está se acostumando com a F1, mas já mostra sinais de ser pior que Pérez, não fez absolutamente nada em toda a corrida. A Toro Rosso também ficou meio sumida, e só conseguiu um 12o lugar com Vergne, enquanto Ricciardo abandonou.

-Marussia teve um dia lindo, como a própria definiu nas redes sociais. Bianchi foi o melhor estreante, de longe, e se aproveitou do fraco desempenho da Caterham. Vai botar o Chilton no bolso com facilidade. Aliás, a equipe Russa vai botar a Malaia no bolso tranquilamente, também.

-Caterham virou a HRT, como já tinha previsto. Pic só ficou na frente de Chilton porque o Inglês é um piloto muito ruim e o Francês tem talento - acreditem em mim. Van der Garde não fez nada na corrida, além de chegar em último.
Síntese do fundão
-Piloto do dia: Felipe Massa. Não pela atuação em sí, mas por mostrar que ainda está queimando aquela mesma lenha do fim do Ano passado. Vai dar algum trabalho para o Alonso, finalmente.

-Equipe do dia: Ferrari. A Lotus poderia ganhar esse aqui, não fosse a atuação inexpressiva de Grosjean. A Ferrari tem os melhores pilotos, por enquanto e um carro bom, pra dizer o mínimo.

-Piloto lamentável do dia: Maldonado. Talvez ainda abalado pela morte de Hugo Chávez, Maldonado só soube reclamar do carro, que outrora tinha definido como "o melhor que já dirigi na minha vida". Ficou no fundão o tempo todo, brigando para manter o FW35 na pista. Terminou na caixa de brita.

-Equipe lamentável do dia: Caterham. Teve um retrocesso muito grande, o time Malaio. A esperança está toda depositada nas mãos e nos pés de Pic. A esperança deles é que o time melhore nos treinos, tendo em vista que ambos os pilotos se comprometeram, destruindo o bico de seus carros, no Sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário